quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Sobre nariz entupido...

Então em uma noite você percebe que começou a espirrar mais do que de costume antes de dormir, uma sensação estranha como uma premonição, mas claro que isso será ignorado... Na manhã seguinte ao despertar vem a confirmação do alerta da noite anterior: você está gripado! Ou no caso, eu estou gripada, e como se não bastasse estar longe do colo de mãe (vulgo sopa que ela faz) estou distante da minha casa e não suficiente, longe do meu país! O que se faz em uma hora dessas? Claro que é se desesperar, chorar e querer voltar pra casa! Mas como a vida não faz as nossas vontades a cada momento, temos que aprender a nos cuidar... E foi o que tentei fazer!
Claro que antes de todo esse conceito maduro eu primeiro sofri com os sintomas desagradáveis de um resfriado que me deixou com o corpo doendo, a cabeça explodindo e a sensação de que tinha tomado um remédio pra dormir que não me deixava saber exatamente o que estava acontecendo... Realmente não foi uma manhã fácil, e assim que a minha mãe ficou sabendo da minha situação, ela me mandou a receita que humildemente venho compartilhar com vocês, a receita que me ajudou a sair daquela gripe maligna, nada mais nada menos que CHÁ DE GENGIBRE!



Vai precisar de gengibre obviamente, água e mel! Aí você vai encher um recipiente com água (no meu caso foi a leiteira mesmo, porque casa de estudante não é chique por isso não tem chaleira nem coisas afins) e vai colocar lascas de gengibre a vontade, isso mesmo coloca bastante que é pra ficar forte como você deveria estar, e então leva ao fogo e deixa isso ferver... Enquanto espera: em uma caneca coloque duas generosas e doces colheres de mel (ou menos ou mais conforme seu gosto) e por fim, depois que o chá ferver você despeja ele na sua caneca e espera esfriar um pouco e tudo aquilo se misturar... Assim que ele não queimar mais a sua boca a cada gole, beba tudo e vá descansar, garanto que logo estará bem!
Receita divulgada para a humanidade, dever cumprido !
Mas sabe, no meu caso não adianta muito tomar o chá e ter que caminhar todo o dia pra faculdade no frio e atualmente na chuva, algo em torno de 30 minutos, lembrando que é meia hora pra ir e meia hora pra voltar, agora me diz jovem, quem fica bom assim?! As dores no corpo sumiram, e a dor de cabeça também, mas o vento e a umidade constante dos meus pés a cada caminhada pra aula fez a tosse chegar e meu nariz entupir! Com esses resquícios de resfriado eu continuo lutando, espero que agora no final de semana eles aliviem e me larguem... 
Fora que estar doente é a pior coisa pra quem está longe de casa há mais de uma semana, milhas e milhas distante do meu amor... parece que tudo piora, a saudade aumenta (mas isso acontece constantemente e não só porque estou com vários anticorpos em guerra contra agentes invasores no meu organismo) e você só pensa em como seria bom estar na sua caminha, com sua família na volta, com a comida da mãe, a televisão (coisa que eu não tenho aqui) e a facilidade de poder descrever tudo que está sentindo em português... Nunca se esqueçam: você só descobre se fala bem um idioma quando precisa explicar pra alguém a frase "estou de nariz entupido" sem parecer que quer que a pessoa limpe o seu nariz... Isso pode ser constrangedor!


opa, acho que estou no sexo errado!
Mas seguimos a vida assim, dores de cabeça pra cá, narizes escorrendo pra lá, e chá de gengibre a todo o instante pois ele ajuda a respirar melhor, e claro cuidar da alimentação e hidratação... Já estou acostumada com uma queda na imunidade em troca de estações, mas isso na Itália era novidade, e quer saber? Não gostei, quero minha casa! 
Agora parando com o momento sofredora, e mudando rapidamente de assunto, já está quase fechando quatro meses que estou aqui gente, e tenho a sensação que faz mais tempo, tanta coisa aconteceu nesses meses que tenho a impressão que vou completar um ano de Itália isso sim!
Minhas aulas começaram com tudo, o semestre aqui é iniciado no fim do ano, faz uma pausa no Natal e retorna logo nos primeiros dias de janeiro, e as provas ocorrem em fevereiro, um pouco diferente do que acontece no Brasil.
E atualizando vocês sobre o tempo na Toscana (aliás utilidade pública hein? Nada melhor do que quebrar o gelo e começar uma conversa com "nossa você viu como anda o tempo na Toscada baby?") A chuva não para, não dá trégua, vou aprender a nadar! Faz mais de três semanas gente, 21 dias de chuva ininterrupta, espero voltar a ver o sol antes do ano acabar! Se bem que, como diz o povo daqui, quando a chuva para a neve chega, então logo logo o frio vai ficar pior do que já está!  
Acho que era isso Brasil, um post atualizando vocês sobre minha saúde (algo de suma importância, ok?!) e claro passando uma receitinha básica de chá, espero que tenham gostado e se experimentarem a infusão de gengibre por favor me falem!!

Beijos, da garota que está na Itália!

6 comentários:

  1. Olá Malú!
    Obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre que quiser.
    Nariz entupido é terrível eu não consigo dormir, não quero nem pensar
    porque quando eu fico gripada eu fico de cama igual aos homens,rsrs
    A gripe me derruba mesmo.
    Limão, mel e gengibre dá uma aliviada.
    Desejo-lhe melhoras, ficar gripada longe do aconchego do lar e colinho da
    mamis é de chorar, rsrs, mas logo vc estará curada, se cuida, tá?

    Bjs, fica com Deus e ótimo fds ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa!!

      Eu que agradeço você ter vindo aqui!! E com certeza, voltarei sempre no seu blog, ainda mais com todas aquelas delicias !
      Ah que bom saber que não sou a única a fazer parte do time dos homens HAHAHA estou me recuperando ainda, acredito que logo logo estarei melhor!
      Obrigada por todo o carinho e pelas palavras...

      Beijos, fique com Deus !

      Excluir
  2. Oi Malú, tudo bem? Está melhor?
    Poxa, estava aqui olhando seu blog, que experiência bacana hein?! Achei o máximo!
    Sobre a gripe e estar longe sei como é isso. Fui morar sozinha aos 17 e na primeira dor de barriga eu já queria voltar! Hahaha. Agora, casada, eu sempre digo que ter que cuidar de mim quando doente é muito complicado. Mas faz parte das fases da vida que a gente vive né?
    Ah e se fizer o brownie depois me conta tá?!
    Super beijos,
    Fla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fla!!
      Graças a Deus já estou melhor sim, livre dos resfriados!
      Ah obrigada, fiquei muito feliz com suas palavras!
      Pois é menina, esse negócio de morar fora de casa faz a gente crescer na marra, mas acho que estou conseguindo me virar, claro que a saudade de casa é grande!
      Pode deixar que te aviso o resultado!
      Beijos,
      Malú

      Excluir
  3. Oiê, Malú! Seu post não poderia ter vindo em hora mais certa! hahaha. Também estou super gripada, já tomei remédio e nada adianta. Vou tentar fazer esse chá hahaha. Melhoras para nós!

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Giovanna!
      Menina hoje já estou melhor, mas tenta o chá porque super indico ele, pelo menos pra mim deu resultado!! Nem sempre remédio adianta, ainda mais quando é uma coisa passageira!
      Tenta fazer e me conta o que achou depois! hahaha

      Beijos,
      Malú

      Excluir

Ebaa, comentário novo!! Assim que possível eu lhe respondo! Beijos e pizzas ;)