domingo, 30 de novembro de 2014

Sob as "nuvens" da Toscana!

E então eu recebi a carta de aceite, e falei:
_ Uau não acredito, vou morar na Toscana, a parte mais ensolarada, quente e alegre da Itália!
E a vida me respondeu:
_ Vai com calma queridinha, não é bem assim...


Pois é Brasil, como falei no post passado, a chuva aqui não para, e venho por meio desta detalhar para vocês essa vida de pés constantemente úmidos... Lembro que enquanto me preparava para vir morar aqui, olhava muitos filmes, entre eles Sob o Sol da Toscana (onde o próprio nome já te avisa que tem sol), depois Cartas para Julieta (que teve cenas filmadas aqui em Siena) ou até mesmo Comer, Rezar, Amar... E todos eles retratam o tempo maravilhoso que faz na Itália, agora eu gostaria de saber dos diretores dos filmes: Como vocês gravaram por tanto tempo sem chuva? 
Eu estava preparada para belos dias de sol, com o céu de um azul único, belos italianos trabalhando nos campos e vinhedos, pessoas comendo ao ar livre no fim do dia, a alegria escorrendo em forma de suor... E com o que eu me deparo? Chuva, muita chuva, seguida de temporal no final do dia, e com sorte suas manhãs são apenas nubladas, mas não se anime a precipitação volta logo após o meio dia.
E os meus belos sonhos iluminados se transformaram em uma realidade um tanto cinzenta, para ser gentil! Tudo gira em torno do tempo, começando pela roupa que você vai usar: não se pode colocar um all star em dia de chuva, pois é a mesma coisa que andar descalça, depois tem a calça que inevitavelmente vai molhar, e bate aquele pânico de tudo que está dentro da mochila encharcar, porque a sombrinha não é grande o suficiente (claro que estamos contando que você não vai esquecer a sombrinha em casa, fato que pode acontecer, já ocorreu comigo, e serviu para eu aprender que mesmo se tiver sol, nunca, jamais tire ela de dentro da bolsa). E então reunindo toda a coragem do meu ser, eu saio em direção a universidade, em busca de conhecimento, começo a me sentir até um tanto animada, esboço um leve sorriso, lembro da cena do filme dançando na chuva...


E quando convenço o meu subconsciente de parar de reclamar... Um carro passa em cima de uma poça de água propositalmente, e joga ela em mim... E como se não bastasse um, a atitude é seguida por mais dois outros carros, onde os motoristas davam risada... Sabe o que aconteceu? Voltei a reclamar! (E xingar mentalmente eles). Aqui nesse quesito o pessoal deixa a desejar na hora da educação, tudo que eles puderem levar na brincadeira eles levam, e as vezes acaba extrapolando e desrespeitando os outros... 
Mas seguindo o bonde, outra coisa que as condições climáticas interferem diretamente é as compras pra casa, porque não tem como carregar as inúmeras sacolas e ainda por cima uma sombrinha, isso é contra as leis da física, e com isso você descobre que só pode ir no mercado de mãos vazias... E obviamente você não sai nem de casa, faz muito tempo que não vou ao centro nem a Piazza del Campo... Acho que até já esqueci como chego lá!
E assim estamos seguindo, a cada anoitecer corremos para os sites que dão a previsão para os próximos dias na esperança de ver um desenho de sol talvez na terça, ou quem sabe até na sexta-feira da semana seguinte, continuamos acreditando que o ele vai voltar, pelo menos antes da virada do ano o sol tem que voltar...
A poucos dias de embarcar para Siena me avisaram que a cidade era conhecida por ser bastante chuvosa, e eu pensei "Gente eu moro no RS, se tem uma coisa que entendo é tempo instável!" Ahh a pretensão humana... Sempre fazendo crer no que não é verdade! 
Daqui algumas semanas acabamos o outono e já entramos no inverno, e estou torcendo para que o tempo melhore, antes frio do que chuva, e antes chuva do que os dois juntos! 
Mas tenho que dar um crédito para Siena, ela realmente fica charmosa com seus prédios molhados, e fica mais encantadora ainda pelo fato de que mesmo com o mundo desabando há mais de um mês, nenhuma rua sequer alagou, nem uma gotinha há mais de água do que o necessário escorre pelas calçadas... Poderia quase ser romântico caminhar por suas ruelas perdida em algum sábado a tarde, mas só poderia mesmo, porque tudo isso se desfaz quando o cenário se mantém há mais de 31 dias...

Não pode chover para sempre, onde você mora?
Siena :'(
E é isso aí pessoal, vou terminando por aqui esse post um tanto rabugento e úmido, porque tenho que ir lá pendurar minhas roupas e rezar para que sequem (estou segura que isso não vai acontecer) mas vamos torcer né?!

Beijos, da garota que está na Itália...

2 comentários:

  1. Olá Malú,
    que alegria morar na Itália, lugar lindo e encantador, espero que a chuva passe logo por aí rs! Obrigada pela visita, seja muito bem vinda!
    Ótima semana, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oslaine!
      Sim menina é realmente muito lindo, me sinto sempre em um livro de história!
      Obrigada por suas palavras !! E adorei o seu cantinho!!

      Beijoos,
      Malú

      Excluir

Ebaa, comentário novo!! Assim que possível eu lhe respondo! Beijos e pizzas ;)