domingo, 23 de novembro de 2014

Que tal falarmos sobre alojamento?

Há mais ou menos um ano atrás lembro que meu programa favorito para os finais de semana era visitar blogs para descobrir mais sobre essa vida de intercambista (aliás hábito que mantenho até os dias de hoje) e um dos assuntos prediletos era residência universitária! Adorava ler posts que descrevessem nos mínimos detalhes o dia a dia naquele lugar... Bom chegou minha vez de fazer isso!
Eu escolhi morar na universidade por vários motivos e  também por dúvidas que assombravam minha mente em relação a como seria  morar em outro continente. Porém acima de tudo isso, o que mais pesou na minha decisão foi que eu queria conviver com pessoas de outros países, praticar meu italiano da hora que acordasse até a hora de dormir, e absorver tudo que eu conseguisse de outras culturas... E está dando certo!





Vou começar contando que a residência onde moro é diferente de todas as outras, porque na maioria delas você ganha apenas um quarto, e a minha foi projetada para ser um apartamento... Calma que eu explico!
Qualquer alojamento de universidade a cozinha é comunitária, o quarto é em dupla e com sorte vocês tem um banheiro... Aqui onde eu moro tenho um apartamento que divido com mais 4 garotas! Dois quartos são em dupla, um individual, a cozinha é para 5 meninas (sinônimo de louça sempre limpa), temos dois banheiros, sala de estar e uma lavanderia que também é só para nós! Uma vez uma professora me perguntou com quem eu morava, então fiz de cabeça a lista de nacionalidades que ocupavam essas paredes comigo, quando respondi ela deu risada e disse: "Olha tu vai aprender italiano e de bônus terá noções básicas de espanhol, francês e alemão!" Pois é, divido meu apartamento com meninas de todos os cantos da Europa, e todo o dia eu aprendo algo novo com alguma delas e sim, estou aos poucos aprendendo o idioma desses países que aprendi a gostar.
A experiência é a melhor possível, mas sei que dei sorte por sermos todas no fundo um pouco parecidas, e porque desde o inicio existem muitas regras entre nós, como por exemplo: sujou  qualquer coisa da cozinha já limpa antes mesmo de comer, combinamos os dias de lavar as roupas, sempre cuidamos pra manter tudo organizado  e nada de visitas aqui, todas concordamos que ninguém gosta de acordar de manhã e ter alguém que você não conhece sentado na sua sala, assim também foi combinado que quando alguém tem prova, o silêncio reina na casa pra pessoa poder estudar... Cada uma geralmente fala com sua família por Skype em uma determinada hora, e eu tenho a sala só pra mim a noite, pois é a hora que mais gosto de falar (pois fecha com o fuso horário do Brasil). E conseguimos manter isso em uma certa harmonia, tem funcionado para nós, talvez de certo para você também, nada como uma boa conversa logo no primeiro dia! 


Se hoje alguém me pedisse um conselho sobre onde morar, com certeza eu iria falar para a pessoa ficar na residência da universidade, aqui eu me sinto como naqueles filmes americanos, sabe? É tanta gente que circula pelos corredores de tantas origens diferentes, que eu não consigo acreditar que você vai vir para um  intercâmbio, largar seu país e seus confortos e não vai querer vivenciar todos os tipos de cultura a cada segundo, pois é essa a proposta inicial de toda essa viagem, agregar conhecimento, e tem certas coisas que não adianta, é apenas no dia a dia que você aprende! Por exemplo, esses dias subi meus quatro lances de escadas (moro no quarto e último andar, tenho elevador mas estou sem grandes sucessos tentando manter a linha saudável que sempre sobe de escadas) conversando com um menino da Africa Central, que foi uma das pessoas mais gentis comigo logo que cheguei, e fez com que eu sentisse que teria amigos aqui... No apartamento de baixo do meu tem italianos de todas  as partes, e é fantástico o quanto se aprende com eles em relação a idioma, como tem dialetos nesse país! Eu jurava que sabia falar italiano fluentemente, até tentar  desenvolver um diálogo com eles!! Olha realmente não da pra eu enumerar a quantidade de nacionalidades que existem nessa residência pois tenho a certeza absoluta que tem pessoas de cada canto do mundo e eu realmente não estou exagerando! É gente de cada país representando suas crenças e costumes e com um objetivo em comum: ir bem nas provas da faculdade que são aplicadas em italiano!  Em relação a minha pessoa só posso dizer que sou a única brasileira por aqui... Aliás a única que ja passou por essa residência ao que tudo indica, me sinto muito importante a cada pergunta sobre o Brasil e de como funciona o nosso país, e meio frustrada a cada vez que tenho que explicar que não moro no Rio de Janeiro, que eu nunca fui lá, que faz frio no sul do país, que não gosto de carnaval e muito menos de futebol, mas seguimos a prosa e dá tudo certo! 

Agora mudando de assunto rapidamente... Novidades rápidas:
* Minhas aulas estão aumentando gradativamente, e o tempo que passo na universidade começa a se tornar maior do que o que fico em casa.
* Está cada vez mais frio! Seriamente preocupada com o inverno! Esse gatinho me representa na maior parte do tempo, apenas com a cabeça pra fora das cobertas!


* E pra fechar o post com chave de ouro: Já sei onde vou passar o Natal e o Ano Novo, e claro que não vou contar agora, obviamente isso será uma série especial de post que vou fazer, e também é provável que tenha vídeos, e sim o objetivo é deixar vocês curiosos...

Beijos, da garota que está na Itália...

4 comentários:

  1. De tantas vontades de visitar seu blog e sua estadia mais detalhada fora do BR, esta é uma das poucas e eu reconheço isso.
    Bem, gostei de saber disso e descobri que sou uma pessoa que desejo sair do BR mas atualmente a rotina e um pouco da comodidade de algumas coisas, ainda não estou mentalmente preparada (sem falar no quisito idioma e grana rsrs). Sucesso e boas notas por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raafa meu amigo de blog de anos!! Adoro te ver pelos meus inúmeros blogs que crio a cada nova fase da minha vida HAHA

      Rafa se posso te dar uma dica sobre sair do Brasil, é não desistir do teu objetivo, seja um intercâmbio, ou viagem, vai atras, com calma, planeja bem mas não deixa essa vontade passar... A vida é muito curta e o mundo muito grande pra não aproveitarmos cada cantinho dele!!
      Obrigada por me acompanhar sempre!

      Beijoos e pizzas!

      Excluir
  2. Acabei de conhecer seu blog e estou encantada com tudo, você parece muito determinada e isso foi o que mais me chamou a atenção, você é um exemplo e uma inspiração . Já virei fã do blog e volto sempre para saber das novidades.
    Bj. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey Anônimo, muito obrigada por suas palavras e por seu carinho... Fiquei muito feliz com seu comentário e principalmente por suas palavras, espero estar a altura!
      Aguardo você sempre aqui!
      Beijos e pizzas!

      Excluir

Ebaa, comentário novo!! Assim que possível eu lhe respondo! Beijos e pizzas ;)