sábado, 19 de abril de 2014

... Carboidratos e Conjugações!



Não se fala italiano, gesticula-se o italiano!

Porque a Itália? Porque falar italiano, perché? Bom, o post de hoje é dedicado a explicar minha escolha e o objetivo final dele é fazer você amar la mia bella Italia!
A origem do idioma italiano é puramente cultural e artística, Dante usou o idioma que hoje se usa na Itália ao escrever Divina Comédia no século XIV!! Sim, o país tinha em cada canto um dialeto próprio, sendo assim quem morava mais para o sul não entendia absolutamente nada que alguém do norte falava, e vice-versa! Por isso eles precisavam unificar a língua e a gramatica do país, e é aí que entra o atual italiano, e é também onde entra Dante Alighieri! Mas é importante falar que além do belíssimo berço que o teatro forneceu ao atual idioma, ele se origina também dos dialetos da Toscana (terra de um eterno laranja pôr do sol)! Lindo isso né?! 

Origem do italiano:

O italiano padronizado, usado hoje na Itália, é descendente dos dialetos da Toscana, especialmente aquele falado em Florença, um dos mais importantes centros culturais da História italiana. Este dialeto ganhou prestígio sobretudo após ser usado por Dante Alighieri, o maior escritor italiano. Desta forma, o italiano padrão só era falado na região da Toscana. Com a unificação italiana, o dialeto de Florença foi escolhido como língua oficial da Itália.
Sinopse da Divina Comédia:

A Divina Comédia propõe que a Terra está no meio de uma sucessão de círculos concêntricos que formam a Esfera armilar e o meridiano onde é Jerusalém hoje, seria o lugar atingido por Lúcifer ao cair das esferas mais superiores e que fez da Terra Santa o Portal do Inferno. Portanto o Inferno, responderia pela depressão do mar Morto onde todas as águas convergem, e o Paraíso e o Purgatório seriam os segmentos dos círculos concêntricos que juntos respondem pela mecânica celeste e os cenários comentados por Dante num poema que envolve todos os personagens bíblicos do antigo ao novo testamento são costumeiramente encontrados nas entranhas do inferno sendo que os personagem principais da Divina Comédia são o próprio autor, Dante Alighieri, que realiza uma jornada espiritual pelos três reinos do além-túmulo, e seu guia e mentor nessa empreitada é Virgílio o próprio autor da Eneida. 
O livro Comer, Rezar, Amar descreve bem a paixão pelo idioma que compartilho com a autora Elizabeth Gilbert! Aliás quem quiser entender mais sobre o idioma e meu encantamento pelo mesmo, leia a primeira parte do livro que é dedicada a viajem que a autora faz para a Itália! Aliás, foi da obra dela que saiu o titulo do post que você está lendo, e citando mais um pouco o livro: o italiano com todos os seus R's e S's, se torna tão unica e extremamente charmoso que um simples Boungiorno, faz com que realmente você tenha um bom dia! Imagina agora falar toda essa sedução em forma de idioma até para comprar pão na padaria? 
Agora me diz criatura quem em plena posse de suas faculdades mentais não ia querer isso?! E obviamente lá fui eu estudar a gramatica, vocabulário e pronúncia que compõe cada frase, paragrafo e texto do italiano! E o resultado não poderia ser mais satisfatório, consegui passar na prova! 
Bom, acho que o que eu queria demonstrar com este post (além de como é lindo o italiano) é que quando se quer conseguir alguma coisa, e principalmente quando este objetivo vai envolver horas do seu dia (ou no meu caso da minha madrugada) você precisa ter paixão pelo que faz, entende? Amor por aprender aquilo mesmo que custe horas de lazer e descanso, porque só quando você se entrega a algo que gosta tanto é que consegue que aquilo fique prazeroso! Você acaba não sentindo as horas e nem a exaustão e o simples fato de começar a entender (como quando eu li a primeira vez um texto sem precisar do tio Google tradutor) vale todo e qualquer esforço!
Acho que por hoje era isso, um post cheio de informações e com uma mensagem profunda... Olha o que um belo feriado não faz com o ser humano hein?!
Beijos

2 comentários:

  1. Ameiii, Malú!!! Estarei acompanhando teus posts. Boa sorte, ótima viagem e grandes realizações nessa nova etapa!!! :-)
    Bjs
    Gésica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Gésica! Com certeza todo esse carinho só me encoraja mais!!
      Beijos !!

      Excluir

Ebaa, comentário novo!! Assim que possível eu lhe respondo! Beijos e pizzas ;)