quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

4 meses de relacionamento sério...

Oi Brasil!
Aqui estou eu, no inverno que nem começou ainda, porém já congelando, as portas de completar 4 meses de Itália! Então vim fazer este post para celebrar mais um mês concluído, e dar as boas vindas ao próximo que se inicia.

E já se passaram 4 meses desde o embarque...
Quando embarquei para meu intercâmbio tinha consciência das mudanças que essa fase faria em mim, mas sempre achei isso um tanto quanto fantasioso, talvez até aprendesse alguma coisa ali ou outra aqui, mas nada que ficaria evidente aos meus olhos... Mas hoje percebo que esta viagem já fez transformações em mim, não apenas ao fato de ter mudado de país, mas também devido a morar sozinha, e ter que lidar com situações do dia-a-dia que antes não existiam na minha rotina (como um mercado lotado no domingo pela manhã). Estar a tanto tempo em Siena fez com que eu aprendesse a cuidar de mim (algumas vezes sempre pedindo socorro por whatsapp para a mãe) desde coisas simples como fazer compras ou cozinhar (vamos abrir esse parênteses para o verbo cozinhar... Já falei aqui no blog, a grande implicância que eu tinha com o fogão, a única coisa que me importava na cozinha era a geladeira onde podia abrir e tudo já estava pronto, mas aqui quando a fome aperta e você simplesmente não aguenta mais comida congelada, o forno se mostra seu melhor amigo, então ao longo das semanas fui perdendo a resistência com os utensílios culinários, por isso hoje posso lhes dizer com total segurança que a hora do almoço e do jantar são minhas preferidas, não só pelo fato óbvio de comer, mas por poder cozinhar, é relaxante, faz esquecer do mundo a cada mexida no molho que ferve na panela, agora fechamos o parênteses) até coisas mais complexas que exigem total concentração como por exemplo, faxinar o quarto, não duvide do grau de dificuldade da limpeza, pois quando se tem rinite você não pode deixar uma mísera poeirinha para trás.


O tempo para os estudos também acaba sendo maior aqui na bota da Europa, se antes dedicava um número X de horas para determinada disciplina, agora deve ser o triplo... Ocorre mais ou menos assim, na aula que acontece em italiano (ressalto o italiano porque muitas pessoas aqui tem aula em inglês) ali estou feliz e faceira prestando atenção nas palavras que voam muito rapidamente da boca do professor, a mão precisa acompanhar o cérebro, mas este ainda não consegue traduzir tudo em tempo real, portanto o que acontece com o meu caderno? Ele vira um verdadeiro poliglota! As frases começam em italiano, geralmente as primeiras, e terminam em português, claro alguns tópicos em inglês devido aos termos técnicos... O que a pessoa faz quando vai estudar? Antes de qualquer coisa preciso traduzir para um único idioma toda essa gambiarra que eu mesma fiz no coitado do meu caderno, e lá vou eu ouvir o áudio da aula para deixar tudo em italiano (como as provas daqui são orais, preciso saber tudo no idioma local, pois terei que responder assim) com isso, uma aula que tinha 3 horas de duração, torna-se 5 devido as inúmeras pausas que preciso dar.


Mas não é só de dona de casa e nerd que minha vida é feita meus jovens! Turismo também é um dos meus hobbies preferidos. Sabe o que mais gosto de fazer quando conheço uma cidade nova, além de fotografar cada cantinho? É observar quem mora ali... Quase todas as cidades da Itália são abarrotadas por turistas, os habitantes locais acabam sendo aqueles indivíduos que passam despercebidos pelas praças, ou que ficam registrados no fundo das fotos, são aquelas pessoas que compõe o cenário... Torna-se fácil identifica-los porque geralmente eles são os únicos que não estão com máquinas fotográficas penduradas no pescoço, é aquela senhora que atravessa a rua com a sacola do mercado, aquele menino que corre com a bola embaixo do braço ou aquele senhor sentado na Piazza comendo seu sorvete mesmo que esteja fazendo 6 graus com sensação térmica de -3º. Outra forma de reconhecê-los é que essas pessoas não costumam olhar seus relógios, elas não tem pressa, não precisam ver todas as obras de arte que a cidade oferece, afinal eles moram ali, tem a vida toda para apreciar cada detalhe das suas ruas...

Bilhetes de trem...
Assim, completando 4 meses de relacionamento sério com a Toscana, descobri a coisa que mais gosto de fazer, aquilo que aquece o coração... Escrever, um verbo para chamar de meu! Logo que cheguei, ainda em agosto, entrei em uma lojinha que vende só coisas de carta, e quando falo carta é daquelas antigas, por exemplo, nessa loja por 25 euros você pode adquirir um anel que comece com a inicial do seu nome, então basta comprar a cera para poder selar as cartas de uma forma personalizada... Tem também penas, tinteiros...




Entrar nesse simpático local é uma viagem no tempo! Mas voltando ao foco, na primeira vez que estive lá comprei um caderno, daqueles que bati o olho e disse: "Fomos feitos um para o outro!" Desde então ele está na minha mochila por onde quer que eu vá, esqueço o casaco ou a sombrinha, mas não esqueço o caderno e a caneta! Em 4 meses perdi a conta de quantas vezes sentei em praças de Siena para escrever, a cada nova viagem é sagrado escolher um lugar na cidade e parar para detalhar em palavras tudo que estou vendo. Hoje, jogar meus sentimentos e visões em uma folha de papel é muito mais que algo prazeroso, é uma necessidade, ir a um lugar e não fazer isso é como se não tivesse passado por lá.

Meu companheiro de viagens...
Vivi aqui coisas que nem conseguia imaginar como seria, a menina que nunca tinha andado de trem, veja só, andou em um que vai a nada mais nada menos que 300 km por hora! Ou a simples tranquilidade de poder voltar para casa independente da hora, sem estar naquele constante estado de alerta, cuidando quem está do mesmo lado da calçada que você, com medo que algo de ruim possa acontecer a qualquer momento... 
Nesses mais de 90 dias amadureci aos poucos, fui tomando consciência das coisas que gosto e que não gosto, aprendi a lidar comigo mesma, assim como também senti na pele o que é aquela saudade tão bonita nos poemas, mas que só entre os versos se faz bela, pois na vida real ela machuca... Cresci e estou crescendo, não vou dizer que hoje sou a "senhora seriedade" até porque estou fora de perder meu senso de humor, mas sabe de uma coisa? Tudo o que falam de intercâmbio é verdade! Ele te transforma, te faz ver tudo de uma forma diferente, se em quatro meses já vivenciei tanta coisa, só posso dizer que mal posso esperar por tudo que ainda vou viver, então que venham mais 8!


Beijos, da garota que está na Itália!

45 comentários:

  1. Que demais esse post! Me identifiquei muito contigo na parte da cozinha, sempre tive um pouco de aversão... mas hoje mesmo resolvi cozinhar e até que não foi tão ruim assim. A gente cansa de comida congelada, né? =)

    Espero que os meses sejam cada vez melhores aí, com certeza essa é uma experiência pra guardar pra vida ;*

    blog Só Para Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaelli!
      Ai que bom que não sou a única! HAHA Siiim concordo contigo, comida congelada é fantástica nos primeiros dias, depois agente da tudo pra uma comidinha caseira!

      Obrigada por suas palavras e pelo incentivo!

      Beijos ;)

      Excluir
  2. Oi, Malú...
    O post, ficou maravilhoso!
    Estou " viciado " no seu blog...Parabéns

    Bjus ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Anônimo, muito obrigada por suas palavras!
      Fiquei muito feliz com seu comentário!

      Beijos ;)

      Excluir
  3. Confesso que quando comecei a ler não quis ou não pude por alguma razão parar de ler. Tua escrita é fantástica, quando leio teus escritos as palavras voam na minha mente e eu pareço está em cada lugar descrito por ti. Não há como não amar tudo isso.
    Beijos

    http://perolasdaana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, pense em alguém toda boba lendo um comentário... Fui eu!
      Muito obrigada por suas palavras, fiquei realmente feliz!

      Beijos ;)

      Excluir
  4. Nossa que Post maravilhoso adorei beijos!!

    http://abonequinhadesalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Deve está sendo uma aventura incrível!
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Julie!

      Sim, com certeza é uma aventura única!
      Obrigada por suas palavras!

      Beijos ;)

      Excluir
  6. Que ótima aventura vale apenas amei a postagem
    Curta e siga o meu canal
    https://www.youtube.com/user/NekitaReis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!

      Sim, está valendo todos os sacrifícios mesmo!

      Beijos ;)

      Excluir
  7. Que incrível esse post! Eu quero muuuito fazer intercâmbio, principalmente pra Itália, sou doida pra conhecer aí! Beijo :3

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laah!

      Que maravilhoso saber disso! Não desista deste sonho, te garanto que a Itália vale a pena!!

      Adorei o nome de seu blog!

      Beijos ;)

      Excluir
  8. Oi, Malú! Adorei saber mais sobre as suas aventuras na Itália, tudo parece ser tão legal e lindo por aí! Fico feliz que você esteja gostando de cada momento vivido no país! Boa sorte e sucesso para você aí, arrase nos estudos! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas!
      Obrigada por suas palavras e pela atenção!
      Pode deixar que vou estudar bastante HAHAHA

      Beijos ;)

      Excluir
  9. Olá Malú!
    O melhor de tudo isso é que vc vai sair rica em aprendizado.
    Adorei ler o seu texto, vc é uma vencedora!

    Bjs, ótimo fds, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa!

      Concordo com suas palavras, vai ser um enriquecimento cultural muito grande!
      Obrigada pelo carinho!

      Beijos e fique com Deus ! ;)

      Excluir
  10. Que legaal! seu blog é bem original! e não conhecia ninguém que faz intercambio para a Itália,deve ser tipo massa e pizza todo dia ,#amo muito. ( brincadeira haha). E vc escreve muito bem, já pensou em fazer vlogs ? eu também adoraria conhecer a Itália além de escrito por vídeos .

    Beijos Gi, do blog: www.doceneve11.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gii!

      Obrigada pelos elogios, sim a Itália não é tão conhecida para intercâmbio como os EUA ou a Inglaterra, por exemplo... Mas sabe que é um destino bem bacana? Nada mal morar na Toscana (até rimou hahah) E siiim você está certissíma hahaha,muita pizza e muita massa diariamente, prevejo que voltarei uma bolinha pro Brasil HEHE

      Olha, você me deu uma ideia realmente boa, vou tentar fazer um video, editar ele bonitinho e se der certo já divulgo aqui! Obrigada pela sugestão, ela será feita!

      Beijos ;)

      Excluir
  11. Malu, parabéns pelo blog, sua escrita objetiva, agradável prende agente aqui. Parabéns pela riqueza de detalhes são pouquissimos blogs de estudantes do CSF que possui essa característica. Eu desejo ir para Itália, mas ainda tenho muito receio e dúvidas você poderia me ajudar respondendo meus questionamentos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rámon!
      Muito obrigada por suas palavras, fiquei contente que gostou do blog, e que ele pode ser útil!
      Opa, deseja vir pra Itália?! Super normal ter dúvidas e receios já te adianto isso! E claro respondo suas dúvidas sim, estou aqui pra isso!

      Beijos ;)

      Excluir
    2. Tem alguma maneira dr manter contato, p.ex: email ? Pra não dar flood no seu blog ?

      Excluir
    3. Envia para meu email:

      fisiomalumartins@gmail.com

      Excluir
  12. ai que delícia... serioooo
    moraria fora do Brasil fácil fácil! Meu sonho :D
    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reh!

      Aii tomara que de pra você morar um tempo fora também, é uma delicia!!
      Capaz menina, adoro seu blog!
      Beeeijos ;)

      Excluir
  13. O intercâmbio é um divisor de águas na vida, né?! Aproveita bastante, porque vc nem imagina a falta que vai sentir disso tudo depois. Estou me readaptando ao Brasil ainda, mas sempre pensando em qual será meu próximo destino. Viajar é a melhor coisa do mundo! Agarre qualque oportunidade :)

    Beijos.

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica!!
      Sim, falou tudo é um divisor de águas!
      Com certeza, aliás todo mundo me diz que vou sentir falta depois, pois quando saímos do Brasil para um intercâmbio sabemos exatamente quado retornamos para nossa casa e para as pessoas que amamos, mas aqui não, quando vamos embora não se sabe quando é o retorno!
      Concordo com você, viajar é tudo de bom!

      Beijos ;)

      Excluir
  14. Ah gente que amor sair do pais nê ?
    Estou adorando conhecer um pouco da Itália no Seu Blog ♥
    Espero que esses meses ai sejam maravilhosos para você ♥
    Boa Sorte com os Estudos e Com o Blog haha ♥
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Micaely!

      Sim é muito bom, mas sempre existe a saudade de casa!
      Nossa fiquei muito feliz em saber que você está gostando!
      Vou tentar postar com mais frequencia e com mais fotos!

      Obrigada menina, haja estudos hehe
      Beijos ;)

      Excluir
  15. Oooi. Primeira vez aqui no seu blog e puxa, adoro posts que abordam temas assim. Sou apaixonada por países estrangeiros e meu sonho é sair do país. Quero saber tudo sobre seu intercâmbio. Beijo

    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Fiquei feliz em saber que você gostou, e não desiste desse seu sonho não menina, vem ver o mundo!!

      Beijos ;)

      Excluir
  16. Oi, Malú! Estar na Itália deve ser incrível, né? Apesar de estar longe de casa, vale a experiência! Estou amando todos esses posts falando um pouquinho mais dessa aventura! :) Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella!!
      Ai menina é muito bom viu?! Sim acredito que está valendo o sacrificio e a saudade!
      Fiquei muito feliz em saber que está gostando!

      Beijos ;)

      Excluir
  17. Uui, que chique. boa sorte ai flor! *-* sucesso

    rosaachiiclete.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heyy Andressa...
      hahaha adorei o comentário e obrigada!

      Beijos ;)

      Excluir
  18. Olá Malú, em primeiro lugar estar ai na italia nesse lugar linda, deve ser muito bom, é sempre bom conhecer novos lugares novas culturas e ver que isso um dia vai virar uma historia da sua vida né , há eu amei seu texto querida, minha mente voou e fiquei imaginando tudo o que lia isso é muito bom, sempre sonhei em fazer intercambio *-* e boa sorte nos proximos 8 meses .
    http://www.rennataferreira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rennata!

      Sim, a melhor parte nisso tudo é saber que está virando minha história, que vou poder contar isso para meus filhos um dia! Muito obrigada pelas palavras, fiquei muito feliz em saber que você gostou de ler... E quem sabe um dia não realiza esse intercâmbio hein?
      Obrigada!

      Beijos ;)

      Excluir
  19. Respostas
    1. Muiito obrigada Lucimar!! Adorei sua presença aqui!

      Beijos ;)

      Excluir
  20. Malú, meus professores sempre falam que o intercâmbio é uma experiência fantástica, de muita bagagem cultural e amadurecimento! Acho que todo mundo tem que fazer um intercâmbio nesse período de faculdade, e espero que um dia eu consiga também! xD Adorei saber como o intercâmbio te transformou, adorei o que vc disse sobre a escrita, somos muito parecidas! rs Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tici!
      Justamente também ouvi esses mesmos comentários dos professores daqui! Sabe concordo contigo, isso faz ampliar a nossa visão! E já estou torcendo desde agora pra você conseguir, se mantenha focada nesse sonho que logo logo é você contando pro mundo teus dias no exterior !! E eu vou acompanhar essas histórias!
      Sim menina, também vejo muitas semelhanças contigo baseada nos nossos posts!

      Beijos ;)

      Excluir
  21. Que suuper seu post!!!
    Boa sortee ! ;)
    Da uma passadinha la no blog que tem novidade!!!

    ResponderExcluir

Ebaa, comentário novo!! Assim que possível eu lhe respondo! Beijos e pizzas ;)